Trólebus

Solaris fornece trólebus que trava direção com motorista alcoolizado

Beber e dirigir pode ser uma combinação mortal, ainda mais para os profissionais de transporte, que transportam dezenas de vidas em cada viagem.

Kaunas, uma cidade na Lituânia, assinou um contrato de 29,4 milhões de euros com a Solaris para o fornecimento de 85 trólebus do modelo Trollino 12 de piso baixo.

Os veículos que serão operados pela UAB Kauno Autobusai, empresa de transportes públicos da cidade, terão capacidade para 85 passageiros, incluindo 27 sentados, além de serem equipados que detecta um nível excessivo de álcool na respiração do motorista. A medida em que o sistema entende que o motorista está alcoolizado, a direção do ônibus é travada.

Outras características incluem iluminação LED, ar-condicionado, sistema de informações para passageiros, CCTV e função de rebaixamento para facilitar o embarque.

O veículo ainda contará com uma bomba de direção elétrica (EPS) composta de duas bombas: a principal instalada ao lado do motor de tração e uma auxiliar. Com este arranjo, mesmo quando não há energia elétrica disponível na rede, o sistema garante a operação do veículo.

A compra permite a retirada dos trólebus antigos com 25 anos de idade, e alguns deles farão parte de uma exposição permanente de arte de rua na cidade.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus