Trem de Carga

Greenbrier e estatal Saudita formam Joint Venture possibilitando desenvolvimento local

A Greenbrier e a empresa Saudi Railway Company – SAR, estatal que opera a rede ferroviária da Arábia Saudita, informaram que devem estabelecer um novo negócio multimodal centrado na criação e maximização de corredores de transporte existentes e novos eixos ferroviários no país.

A Greenbrier fornecerá até US $ 100 milhões em novos vagões, além de outros investimentos em terminais intermodais. Já a SAR fornecerá acesso ferroviário e cronogramas de serviço para as operações.

Será criado um negócio de autofinanciamento, seguindo o modelo ferroviário norte-americano, reduzindo a dependência do financiamento do governo para o setor. A Greenbrier terá prioridade na fabricação de vagões para a frota.

As empresas dizem a medida deve possibilitar benefícios para o SAR, incluindo transferência de tecnologia e conhecimento com projetos avançados de vagões ferroviários.

O novo projeto ainda deve acelerar o desenvolvimento da Arábia Saudita num centro logístico regional, integrando plenamente as ferrovias no setor dos transportes de mercadorias, além da maximização das oportunidades de emprego no país na fabricação de vagões ferroviários, nos serviços de apoio a ativos ferroviários e na logística da cadeia de fornecimento relacionada ao sistema sobre trilhos saudita.

A Joint Venture ainda deverá ser analisada pelo governo local.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus