Trens Regionais

Argentina conclui eletrificação de ferrovia regional

A Argentina concluiu o projeto de eletrificação da ferrovia chamada de Linha Roca, ao custo de 297 milhões de pesos (US $ 7,7 milhões), possibilitando a operação dos trens produzidos pela CRRC Qingdao Sifang no trecho entre Berazategui e Bosques. A ferrovia possui 237 km conta com 69 estações e transporta cerca de 550.000 passageiros por dia.

A rede ferroviária argentina é a maior de toda a América Latina. Conta com quatro bitolas distintas, sendo 1,676m, 1,00m, e 1,435m além de 0,75m do ramal turístico de La Trochita. Os trilhos possuem conexões internacionais com o Paraguai, Bolívia, Chile, Brasil e Uruguai.

Trem de alta velocidade

Na década passada, o governo argentino anunciou projeto de construção de uma linha de Trem de alta velocidade entre as cidades de Buenos Aires, Rosario e Córdoba. Também foi prevista a construção de outro TAV entre Buenos Aires e Mar del Plata, mas os argentinos não receberam bem a notícia por conta dos elevados custos, e o caminho do trem bala dos nossos vizinhos foi o mesmo do projeto brasileiro…

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus