Durante as paralisações dos caminhoneiros ocorrida em maio deste ano, ficou evidente a dependência do país em um único modelo de transporte para o escoamento de cargas.
Soluções inovadoras de mobilidade podem contribuir na logística regional e ótimos exemplos são vistos no MobiLab, laboratório de inovação da prefeitura de São Paulo.
A empresa Logbee, residente no espaço coworking municipal desde de 2016, trabalha com inteligência logística ligada a uma rede de motoristas autônomos, utilizando o modelo Ship From Store para as entregas. Ao contrário da forma convencional, concentrados em um grande centro de distribuição, o modelo transforma as lojas físicas em locais de distribuição regionais, possibilitando a adequação do estoque às demandas locais e entregas de menores distâncias.
“Essa entrega pode ser realizada por um biker, já que é uma entrega mais localizada”, afirma Henrique Melissopoulos, cofundador da Logbee. De acordo com Henrique, seria dispendioso pegar um veículo motor para realizar uma única entrega de ponto a ponto. “Em todas as vias onde é difícil fazer entrega com carro, o biker consegue fazer de forma muito mais eficiente”.
A Giro Sustentável Entregas, cooperativa de bike-entrega surgida em 2016, tem como objetivo um modelo de tomada de decisão democrático e colaborativo, possibilitando a articulação conjunta de todos os colaboradores da empresa, que possuem direito a voto independentemente do capital investido.
Segundo um dos fundadores da Giro, Eberton Luis Alves, a pauta da cooperativa é a defesa dos direitos dos trabalhadores, promovendo a melhoria na qualidade de vida dos cooperados. São feitos encontros quando o trabalho é distribuído de acordo com a disponibilidade e as entregas realizadas de cada um.
Com as informações de Mobilab (Texto da estagiária Juliana Strumiello Soletto, supervisionado por Rafael Tartaroti)