Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
CPTM

Linha 10 da CPTM deve receber mais trens “seminovos”

Com a perspectiva de compra de novos trens na Linha 10 – Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, mas sem data definida, a ligação ferroviária da capital paulista com o ABC deve receber mais composições “seminovas”.

Recentemente a extensão que vai do Brás ao município de Rio Grande da Serra, recebeu o reforço de 8 trens oriundos da Linha 9-Esmeralda: as composições da série 7500. Meses atrás, rumores apontavam um reforço da série 9500 na ferrovia do ABC. Já a informação mais recente, e não oficial, da conta de que a companhia deve padronizar as frotas das linhas 7-Rubi e 11-Coral, apenas com seus respectivos trens, ou seja, 8500 e 9500.

A linha 10 conta com composições fabricadas na década de 70. Em abril o secretário dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, afirmou que a companhia estudava adquirir novas unidades: “Para a linha 10 Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra), a CPTM já estuda ver quantos trens são necessários para que a gente possa fazer talvez a licitação num futuro próximo. Lá são cerca de 20 trens que são necessários”, disse o titular da pasta durante entrega de quatro estações da linha 15 Prata do Monotrilho.

Outra novidade relacionado ao material rodante, é a requalificação dos trens da série 3000, onde a Alstom foi vencedora de uma concorrência para manutenção preventiva e corretiva. Atualmente estas unidades prestam serviços no Expresso Linha 10, entre Tamanduateí e Santo André.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus