Trem de Carga

Alemães desenvolvem Trem de Carga de Alta Velocidade

O transporte de cargas poderá ser feito por meio de trens de alta velocidades no futuro. Este é um conceito apresentado pelo Centro Aeroespacial Alemão – DLR, conhecido por seus projetos inovadores de pesquisa ferroviária.

Trata-se do projeto NGT Cargo, que faz parte do programa Next Generation Train (NGT) da DLR, e é também uma das atrações da feita InnoTrans 2018.

O DLR explica que o NGT Cargo será composta de vagões de carga individuais, que podem ser conduzidos de forma autônoma. Além disso, são previstos trens com alto desempenho energético, pensando em questões como a poluição e ruído.

Os pesquisadores desenvolvem um mecanismo que deve permitir que o ar acumulado nos vagões sejam lançados lateralmente ou para cima através de “entradas especiais”, pensando na aerodinâmica do comboio.

De acordo com Karsten Lemmer, membro do conselho executivo da DLR, “com sua pesquisa, a DLR não apenas olha para os veículos ferroviários, mas para toda a cadeia de transporte”.

O Centro de Pesquisa ainda estuda sistemas de alimentação energética alternativas para ferrovias não eletrificadas e métodos para garantir que trens de alta velocidade sejam capazes de lidar com ventos fortes. Neste último caso, os pesquisadores enxergam como solução, um sistema que usa eletroímãs para estabilizar o trem.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus