Mobilidade Urbana

Doria fala em PPP para trem intercidades

O ex-prefeito de São Paulo, e atual candidato ao Governo do Estado, João Doria, disse que irá buscar investimentos privados para o projeto de trem intercidades. As declarações foram dadas em entrevista ao jornal “O Vale”. “Hoje já é viável avançar nesse projeto com investimento privado, não é preciso investimento público. O que pode fazer é a PPP (Parceria Público Privada), você entra com a área física e a empresa ou consórcio privado utiliza essa concessão para implantação e operacionalização do trem intercidades. É isso que vamos fazer”, afirmou o tucano.

Em seu plano de governo, Doria ainda diz que vai acelerar a conclusão das obras nas linhas do Metrô e CPTM, e criar a “Agência de Transportes de Passageiros do Estado”. Em outras declarações, o ex-prefeito já havia afirmado sobre a expansão da malha metroferroviária por meio de PPPs. “O setor público não vai financiar programa de metrô e ferrovia, mas pode concessionar, por meio de PPPs, para que esses programas possam avançar com financiamento privado. O Estado e o município entram em parceria, cedendo terreno, solo, e o setor privado entra e explora. Neste formato, sim, essa alternativa tanto na ligação ferroviária quanto na metroviária.”, disse o candidato.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus