Monotrilho

Completados 4 anos de concessão, Linha 18-Bronze não tem mais prazo de entrega

O contrato de concessão do monotrilho da Linha 18-Bronze completou 4 anos, e as primeiras inaugurações deveriam ter ocorrido em 2017, segundo reportagem do jornal Diário do Grande ABC. A obra é orçada em R$ 4,26 bilhões, e foi licitada por meio de uma Parceria Público Privado, com o Consórcio Vem ABC.

Em março de 2015, o governo estadual pediu à Assembleia Legislativa aval para obtenção de empréstimo internacional, de US$ 182,7 milhões junto ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). No entanto, a Cofiex (Comissão de Financiamento Externo), que faz parte do Ministério do Planejamento, vetou a transação, alegando que o Estado não tinha nota fiscal para obter o aporte de recursos, para desapropriar áreas para a construção do trem.

O projeto agora está parado devido à crise entre as bancadas do atual governo e do PSDB. “A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos está reestruturando o projeto financeiro da linha 18-Bronze. O novo prazo de entrega das obras da Linha 18-Bronze depende da conclusão da reestruturação financeira do projeto”, disse a Secretaria de Transporte Metropolitanos, ao jornal.

A primeira fase do projeto contempla aproximadamente 15 km de extensão e 13 estações, transportando cerca de 314 mil passageiros por dia, ligando as estações Tamanduateí e Djalma Dutra, no centro de São Bernardo do Campo.

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Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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