Segunda-feira – 06h20
Veículos de transporte público com dois andares são comuns em sistemas pelo mundo, mas a Austrália conta com este tipo de modal de um jeito peculiar: trens urbanos double decker.
Uma rede com 961 km de extensão serve a cidade de Sydney, incluindo trechos subterrâneos na região central, e 178 estações divididas em oito linhas. Possui frequências no dias úteis a cada 3 minutos na parte subterrânea e a cada 15 minutos nas estações menores. Aos finais de semana o intervalo pode chegar até a 30 minutos.
A rede é administrada pela autoridade de transporte do Governo de New South Wales, o Transport for NSW. O sistema elétrico é alimentado por catenária e a bitola da malha é de 1 435 mm.
O sistema de bilhetagem é feito por meio do cartão Opal, onde a tarifa é totalmente integrada com a rede NSW TrainLink Intercity, esta por sua vez presta serviços de trem e ônibus de passageiros de média e longa distância conectando o estado de Nova Gales do Sul com Victoria , Queensland e do Território da capital da Austrália.
As viagens envolvendo serviços suburbanos e interurbanos são calculados como de uma única tarifa e não há penalidade por transferência de serviço. O bilhete também é válido em ônibus, ferries e no VLT, mas com tarifas diferentes.