Imagem ilustrativa
CPTM Futuras linhas

CPTM projeta ligação sobre trilhos entre Guarulhos e ABC

São Paulo – 20h20

Guarulhos e Santo André serão ligados por uma nova linha metroferroviária, a chamada 14-Ônix, que apesar de estar sendo tocada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, não será servida por trens urbanos. No ano de 2012 falava-se que um Veículo Leve Sobre Trilhos – VLT atenderia os usuários, e tempos depois surgiu a notícia de que o modal escolhido seria um monotrilho. O Via Trolebus apurou que não foi batido o martelo sobre a tecnologia usada para a ligação, e estuda-se que na região de Guarulhos, a nova linha deve chegar nas proximidades do Aeroporto. Sabe-se ainda que a linha está em fase de projeto funcional.

CPTM VS EMTU

Ao mesmo tempo que a CPTM planeja a nova linha, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU prevê um corredor de ônibus entre São Mateus e Guarulhos que, integrando com o corredor de trólebus do ABC, atenderia as mesmas pontas da futura Linha 14-Ônix. No entanto, cada ligação deve percorrer um trajeto distinto, atendendo a polos diferentes, e as quantidades de paradas de um corredor de ônibus é maior que uma linha de média capacidade metroferroviária, o que pode significar tipos de deslocamentos diferentes.

O novo corredor já deveria ter tido as obras iniciadas, segundo promessas do governo estadual, mas ainda está na fase de projeto executivo, que é o primeiro passo para as construções saírem do papel.

Ambos os projetos não possuem data definida para início das operações.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus