Aviação

ATR 72 chega a marca de 1000 unidades vendidas

São Paulo – 23h23

A ATR entregou nesta semana seu 1000º modelo ATR 72 para a empresa IndiGo. A aeronave de médio porte, propulsão turboélice e com asas altas, teve sua fabricação iniciada em 1988, e foi concebida para operar em rotas regionais, como evidencia seu próprio nome. A.T.R = Avions de Transport Régional. O projeto é um junção de esforços de fabricantes europeus, principalmente da França e da Itália.

O modelo pode alcançar a altura de voo de até 7.600 metros (25.000 pés), e voar a uma velocidade de cruzeiro de 510 km/h. Por voar em altitudes menores que os jatos, geralmente na mesma faixas das formações meteorologias, é comum o passageiro sentir a aeronave balançar mais, o que não significa que o modelo seja menos seguro: a lógica de aviônica do ATR é a mesma que a do Airbus 380.

O ATR está presente na America do Sul em rotas regionais, operados pelas empresas Avianca, Azul e Passaredo. A empresa estima que até o ano de 2037, cerca de 3000 modelos estejam em operação.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus