Aviação

Segunda pista do Aeroporto Afonso Pena receberá obras de recapeamento e sinalização

A Infraero emite nesta sexta-feira (16/3) a ordem de serviço para as obras na segunda pista do Aeroporto Internacional Afonso Pena, na região metropolitana de Curitiba. Os trabalhos incluem o reforço da estrutura do pavimento e recapeamento dos 1798m x 45m da pista 11/29, além de instalação de barra de parada e novo sistema de sinalização luminosa. Ao todo, R$ 17,9 milhões serão investidos nessas melhorias, que deverão estar finalizadas até março de 2019, conforme previsto no edital de licitação.

Durante a realização dos serviços, as operações de pouso e decolagem deverão ocorrer normalmente, uma vez que a pista principal do aeroporto não deverá ter quaisquer interferências, conforme planejamento e cenários apresentados pela Infraero às empresas aéreas, Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). “A obra foi planejada para ser feita sem mudar a programação dos voos, uma vez que o aeroporto, além de contar com outra pista, tem um in45tervalo entre 23h30 e 6 horas em que não há programação de voos regulares”, afirma o superintendente de Gestão da Operação, Marçal Goulart.

“Ao final dos serviços, o Aeroporto Afonso Pena terá um sistema de pistas aprimorado, com uma sinalização melhor e que dará mais opções de planejamento operacional aos operadores de aeronaves, que terão mais agilidade ao definir fluxos de partidas e taxiamento de aeronaves”, afirma o presidente da Infraero, Antônio Claret de Oliveira.

Esse melhor aproveitamento das operações se deve ao fato de que a maioria dos voos que pousam e decolam no aeroporto envolvem aeronaves das famílias Embraer 190, Boeing737 e Airbus A320. “Essas aeronaves poderão usar a cabeceira 11 com mais frequência, liberando a pista principal para outras operações, além de reduzir os custos com manutenção das pistas, visto que o uso será balanceado”, explica o diretor de Operações e Serviços Técnicos da Infraero, João Márcio Jordão.

A empresa contratada pela Infraero para fazer os serviços foi a Dalba Engenharia e Empreendimentos, que receberá a ordem de serviço nesta sexta-feira, às 11 horas, no saguão de embarque do terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Afonso Pena.

SERVIÇO

Assinatura da ordem de serviço para obras na segunda pista do Aeroporto Afonso Pena

Horário: 11 horas

Local: Saguão de embarque do terminal de passageiros

Mais informações: (41) 3381-1409 / (61) 3312-3917 / (61) 9 9981-8411

Fonte: Assessoria Infraero

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus