Aviação

Santos Dumont tem alta na movimentação de passageiros

O Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro (RJ), encerrou o ano de 2017 com alta na movimentação de passageiros. No período, passaram pelo terminal carioca mais de 9,2 milhões de viajantes, 2% a mais que os 9 milhões registrados no ano anterior.

 

O superintendente do aeroporto, João Marcos Coelho Soares, atribui o crescimento da movimentação de passageiros às de questões de mercado, além das recentes modernizações como abertura de novas lojas e lanchonetes. As melhorias em estrutura e logística também ajudaram a aumentar o fluxo no terminal, como o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), o complexo do Bossa Nova Mall e o Hotel Prodigy, tudo integrado à infraestrutura aeroportuária. Os estabelecimentos oferecem variadas opções de gastronomia com excelentes restaurantes, e também um centro de eventos. “Estaremos sempre somando esforços para que nossos clientes possam desfrutar de uma experiência agradável e com uma gama cada vez maior de facilidades a seu dispor”, explicou.

 

Para garantir o conforto térmico dos passageiros e usuários do Santos Dumont, a Infraero realizou uma série de investimentos no sistema de climatização dos terminais de passageiros. O maior deles, de cerca de R$ 4,2 milhões, foi feito na compra e instalação de quatro novas torres de resfriamento, que entraram em funcionamento em dezembro de 2017. Os equipamentos proporcionam maior garantia ao funcionamento do sistema, já que são mais eficientes e possuem maior capacidade de refrigeração, além de atenderem a todo o sistema de água gelada do aeroporto.

O Santos Dumont tem capacidade para receber 13,1 milhões de usuários por ano e é considerado um dos dez aeroportos mais movimentados do país. Atualmente, cinco companhias aéreas operam voos no terminal – Latam, Gol, Avianca, Passaredo e Azul – que ligam o Rio de Janeiro a 13 destinos nacionais: Brasília (DF), São Paulo (SP), Guarulhos (SP), Ribeirão Preto (SP), Campinas (SP), Vitória (ES), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Confins (MG), Uberlândia (MG), Goiânia (GO), Porto Seguro (BA), Campos dos Goytacazes (RJ).

 

A movimentação de viajantes no terminal carioca seguiu a tendência de crescimento dos aeroportos administrados pela Infraero. Em 2017, a rede registrou 108,30 milhões de embarques e desembarques, 3,25% a mais que os 104,79 milhões registrados no ano anterior. Do total, a maior parte, cerca de 94%, se refere a viajantes domésticos.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Infraero

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus