Brasil

Porto Alegre perde recurso federal para obras da Linha 2 do Metrô

Após perder parte da verba que seria destinada a Linha 2 da Metrô de Porto Alegre, a capital do estado do Rio Grande do Sul perdeu totalmente o aporte de recursos. O projeto ligaria o centro da cidade até a sede da Fiergs, na zona norte, em um trajeto de quase 15 Km.

A informação foi confirmada pelo governo federal, segundo o Blog Estamos em Obras. O montante total perdido é de R$ 3,54 bilhões, que segundo a presidente Dilma Rousseff, seria repassado a fundo perdido.

Mas, de acordo com a atual administração, o cenário econômico e as dificuldades que os governos estaduais e as prefeituras têm enfrentado, motivaram uma revisão da carteira de projetos de mobilidade urbana. Existe ainda problemas para apresentar a documentação necessária para contratação, que também ocorrera em outras localidades.

O Rio Grande do Sul também perdeu verbas para os trechos um e dois do corredor de ônibus da Estrada do Conde, entre Guaíba e Eldorado do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre, além de recursos dos corredores entre a avenida Protásio Alves a Estrada Caminho do Meio, na capital gaucha, e outras vias do transporte coletivo em Santa Maria.

A união diz que “uma nova seleção onde estados e municípios que tenham avançado no desenvolvimento de seus projetos, e que tiveram sua seleção tornada insubsistente, poderão ingressar com projetos mais maduros”.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus