Internacional

Chile ganha trem regional entre Santiago e Rancagua

O Chile ganhou um serviço de trem que liga duas regiões metropolitanas: Santiago a Rancagua, em cerca de 90 km distante uma da outra.

A Conoce a la Empresa de los Ferrocarriles del Estado – EFE, estatal chilena, informou que durante a fase inicial serão feitas até quatro partidas por dia, em cada sentido. Algumas serão expressas. Já a partir de 2 de maio, o serviço deve operar ao longo do dia, reduzindo o tempo de viagem de 1h30 min para 1h10 min.

“Os tempos de viagem entre os dois locais serão progressivamente reduzidos e, desta forma, aumentaremos o número de viagens realizadas para as pessoas que trabalham em uma cidade ou na outra”, disse o ministro dos Transportes e Telecomunicações, Andrés Gómez-Lobo.

O Governo Chileno investiu em troca dos trilhos, renovação de 10 estações e a introdução da emissão de cartões inteligentes. Além disso adquiriu uma nova frota produzida pela Alstom do modelo X’Trapolis.

Por hora os serviços são operados pelas novas composições e também pelas “Ufr Renfe 440”, que foram remodeladas. Sobre estas ultimas, qualquer semelhança não é mera coincidência com os trens da Linha 10-Turquesa da CPTM.

Modelo  X'Trapolis, fabricado pela Alstom para o Chile
Modelo X’Trapolis, fabricado pela Alstom para o Chile

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus