O Chile ganhou um serviço de trem que liga duas regiões metropolitanas: Santiago a Rancagua, em cerca de 90 km distante uma da outra.
A Conoce a la Empresa de los Ferrocarriles del Estado – EFE, estatal chilena, informou que durante a fase inicial serão feitas até quatro partidas por dia, em cada sentido. Algumas serão expressas. Já a partir de 2 de maio, o serviço deve operar ao longo do dia, reduzindo o tempo de viagem de 1h30 min para 1h10 min.
“Os tempos de viagem entre os dois locais serão progressivamente reduzidos e, desta forma, aumentaremos o número de viagens realizadas para as pessoas que trabalham em uma cidade ou na outra”, disse o ministro dos Transportes e Telecomunicações, Andrés Gómez-Lobo.
O Governo Chileno investiu em troca dos trilhos, renovação de 10 estações e a introdução da emissão de cartões inteligentes. Além disso adquiriu uma nova frota produzida pela Alstom do modelo X’Trapolis.
Por hora os serviços são operados pelas novas composições e também pelas “Ufr Renfe 440”, que foram remodeladas. Sobre estas ultimas, qualquer semelhança não é mera coincidência com os trens da Linha 10-Turquesa da CPTM.