Brasil

Prefeito eleito de Curitiba diz que metrô é para toupeira

Em entrevista para o portal UOL, o prefeito eleito de Curitiba, Rafael Greca, foi questionado sobre diversos temas sobre sua futura gestão. Sobre mobilidade urbana, disse que não pretende avançar com o projeto de metrô para a cidade.

“Com o mesmo dinheiro que financiaria um sexto do metrô, faço 27 trincheiras, termino a Linha Verde, modernizo o Inter 2 (linha circular que une alguns dos bairros mais populosos da cidade), a ligação entre Araucária e o aeroporto, a onda verde de semáforos. É uma série de ações que faz a população esquecer o sonho do metrô”, disse Greca.

Falou que para resolver o transporte público não é necessário “enterrar o povo trabalhador” e poderia resolver pela superfície.

“Temos boas manifestações de interesse na prefeitura, uma de um consórcio liderado pela Volvo, outra do doutor Jaime Lerner e da Alstom, e uma terceira da sociedade peatonal. Nenhuma delas é enterrada. Metrô é pra toupeira. Só tatu e toupeira é que morrem cavoucando. Não vou fazer. Não é próprio do nosso tempo. Por que vou gastar R$ 20 bilhões se posso gastar R$ 2 bilhões?”.

Questionado sobre o aumento da tarifa de ônibus municipal, o futuro prefeito disse que deve procurar um valor justo . “Estudo questionamentos do Tribunal de Contas [do Estado] sobre o contrato [do transporte] e o cálculo da tarifa. A tempo e a hora, vou apresentar uma solução. Vou ter que fazer um acordo com as empresas. E haverá uma ampla consulta à população de que rumos devo dar ao transporte. Mas a cidade precisa de renovação de frota. Não podemos ter ônibus parando em ladeiras que não conseguem subir, com todo mundo andando a pé ao lado do ônibus como se fosse uma cena de um ônibus do interior da Bolívia, do Senegal”.

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Assuntos

Anúncios

Cadastre-se em nossa newsletter!