Foto: Renato Lobo
Metrô SP

Projeto quer mudar nome da estação Vila Mariana do Metrô

Um projeto de lei do deputado estadual André Soares quer que a estação Vila Mariana, da linha 1 – azul do Metrô, tenha seu nome alterado para Enéas Tognini-Vila Mariana.

Enéas Tognini em questão, nas palavras do deputador, “foi um pastor batista nascido em Avaré (SP) em 1914 e morto no ano passado, que nos anos 1960, “um dos grandes líderes do avivamento espiritual, que originou a Convenção Batista Nacional (CBN)”.

O deputado, que é filho do pastor neopentecostal Romildo Ribeiro Soares, conhecido na TV como missionário R. R. Soares, alega ainda que Tognini “tem especial relação com a região objeto da homenagem“, afinal, a Igreja Batista do Povo, fundada por ele, fica na rua Domingos de Morais, perto da estação Vila Mariana.

O projeto foi aprovado na Assembleia Legislativa e agora está para sanção ou veto do governador Geraldo Alckmin.

A Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos, responsável pelo Metrô e pela CPTM, informou, por meio de nota ao portal UOL, responsável pela reportagem, que qualquer “alteração no nome das estações do Metrô e da CPTM implica em gastos significativos para a substituição da comunicação visual de todas as estações e trens, mapas dos arredores, além da adaptação das estruturas de sinalização do nome da estação, que foram projetadas para atender a uma determinada quantidade de caracteres”.

A secretaria ainda sustenta que que os nomes das estações já estão “consolidados e se tornaram referências da cidade, de modo que os mapas urbanos veiculados pelas mídias também precisam ser alterados, incluindo os mapas de trólebus, ônibus municipais e intermunicipais”. O texto informa também que a nomeação das estações “é precedida de estudos histórico-geográficos e pesquisas junto à população local, além de considerar critérios de fácil leitura, pronúncia e memorização.

Fonte: Portal UOL

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Assuntos

Anúncios