Trem da série 2700 ao lado das obras da Linha 13 | Foto: Renato Lobo
CPTM

Estação USP Leste começa aceitar bilhetes com QR Code

Foto: Renato Lobo

A CPTM começou a vender nesta segunda-feira, 28, bilhetes com QR Code, na estação USP Leste, da linha 12 – Safira. O objetivo é facilitar o pagamento das passagens para quem adquire bilhetes unitários e reduzir os custos da operação.

Para usar o sistema, o usuário deverá adquirir o bilhete unitário, que será impresso com o código, na bilheteria da estação. Depois, é preciso aproximar o bilhete do bloqueio adaptado para a leitura deste tipo de cartão para ter o acesso liberado.

As estações Tamanduateí, da linha 10- Turquesa,  Vila Aurora, da linha 7 – Rubi e Autódromo, da linha 9 – Esmeralda, já contam com este recurso em suas catracas. As próximas estações serão Lapa, na Linha 8-Diamante, a partir de 5/12, e Dom Bosco, na Linha 11-Coral, dia 12/12.

Esta paradas foram escolhidas por serem as que mais vendem bilhetes unitários da rede da CPTM.

Caso comprovado a viabilidade do sistema após os testes, que devem durar 6 meses, futuramente, o QR Code poderá oferecer múltiplas facilidades em relação aos bilhetes magnéticos atuais (Edmonson), como a aquisição pela Internet, aplicativos de celular e máquinas de venda automatizadas, gerando mais praticidade e ganho de tempo aos usuários.

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus