Ciclista

Doria pedala com cicloativistas e defende concessão de ciclovias

O prefeito eleito de São Paulo, João Doria, pedalou com cicloativistas no último domingo. A ação vem após um grupo de ciclistas ter protestado em frente a casa do apresentador, após declarações que retiraria ciclovias na cidade.

Entre os presentes junto com o prefeito estavam Daniel Guth da Associação de Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade), o criador do site Vá de Bike, William Cruz, a jornalista Renata Falzoni, do Bike é Legal, e Rafael Calabria, representando o Cidade a pé, coletivo que luta por políticas públicas aos pedestres.

“Eu chamei o pessoal para esta pedalada. Pode colocar aí em letras garrafais: eu apoio os ciclistas. Defendo as ciclovias.”, afirmou Doria, que recebeu dos ciclistas os livros “Bikenomics” – como a bicicleta pode salvar a economia, “A Bicicleta no Brasil”, “Eu amo Bike”, além de informativos com estudos que comprovam que a bicicleta faz bem ao comércio.

Doria disse que as ciclovias devem ser ampliadas e as que estão instaladas serão mantidas, tudo isso pelo setor privado. Em contrapartida, a empresa ou consórcio exploraria espaços publicitários. Já Daniel Guth disse que o investimento feito pela atual gestão nos 400 km de ciclovias representou apenas 0,07 do orçamento.

O prefeito eleito, no entanto, ainda disse que alguns trechos podem ser revistos, mas agora fala em redesenho da malha. O empresário ainda disse que deve manter os canais de dialogo, com a permanência das câmaras temáticas e o Conselho Municipal de Transporte e Trânsito – CMTT. “Sobrepor, ainda que no direito, o individual pelo coletivo, tá errado. O coletivo se sobrepõe ao individual”, afirmou Doria.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus