A cidade de Sorocaba, no interior de São Paulo, conta com um novo ônibus da Scania movido com GNV – Gás Natural Veicular e Biometano (gás obtido na decomposição do lixo).
Com carroceria da Marcopolo, o veículo segue padrões de emissão Euro 6. No Brasil, a lei atual exige conformidade com a norma equivalente à Euro 5.
De acordo com o diretor de Vendas de Ônibus da empresa no Brasil, Silvio Munhoz, as emissões de poluentes podem ser reduzidas entre 70% e 85%, dependendo da escolha do combustível.
“Desde quando a Scania trouxe o modelo sueco, no fim de 2014, para uma série de apresentações, o veículo, que utiliza como combustível biometano, GNV ou uma mistura de ambos em qualquer proporção, vem despertando o interesse da sociedade como uma solução para mobilidade urbana mais sustentável, considerando os aspectos sociais, ambientais e econômicos … A partir da disponibilização desse veículo completo nacionalizado,estamos habilitados a realizar demonstrações transportando passageiros nas linhas urbanas. Ou seja, neste segundo momento vamos levar o ônibus para a população poder conhecê-lo, indo ou voltando do trabalho, por exemplo” – diz um comunicado da empresa.
A montadora pretende apresentar o veículo para empresas de Recife, Fortaleza e São Paulo.