Aviação

O que acontece quando você bebe álcool a bordo de um avião?

Ingerir bebida alcoólica pode ser usado por muitos passageiros para poderem enfrentar as longas viagens de avião, relaxar durante o voo, ou até em alguns casos para vencer o medo. No entanto, os viajantes devem ficar atentos a um detalhe que pouca gente sabe: as altas atitudes podem potencializar o efeito do álcool no organismo, é o que diz uma publicação da companhia Aérea KLM.

Quando ingerimos bebidas deste tipo, a taxa de álcool no sangue leva entre 30 e 60 minutos para atingir seu máximo efeito no organismo. Quando o álcool atinge o cérebro, atua como um sedativo e retarda as transmissões e impulsos entre as células nervosas que controlam a sua capacidade de pensar e se mover.

Quando bebemos durante o voo, a pressão barométrica na cabine de um avião é menor, reduzindo a capacidade do organismo em absorver oxigênio, podendo produzir tonturas. Isso é chamado de hipóxia. De modo geral, este não é um problema, mas a sensação poderia ser semelhante a que você tem ao beber álcool. Portanto, se você ingerir bebidas alcoólicas durante um voo, você pode notar essa alteração mais cedo, assim como os comissários de bordo e os outros passageiros, caso você beba demais. 🍷

Ou seja, você pode ficar embriagado mais cedo que o comum. Por conta do baixo nível de oxigênio no sangue, você pode aparentar ter consumido mais bebida no ar do que em outras situações.

A KLF recomenda consumir mais água do que bebida alcoólica, e consumir alimentos salgados, potencializando a sede.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus