Na semana passada o governo local de Pequim apresentou o primeiro trem que deve operar na futura Linha 16, anunciado como uma das composições de maiores capacidades do mundo, tendo oito carros. O trem deve percorrer o trecho entre Beianhe e Xiyuan em testes, e a operação comercial deve iniciar no próximo ano. A construção começou em dezembro de 2013.
A linha completa terá 50 km de extensão entre Beianhe e Wanping Town, com 29 estações, e carregamento inicial de 80.000 passageiros por dia.
Com a entrega do novo ramal, a capital da China passará a contar com mais de 500 km de linhas metroviárias. O carregamento médio por dia na rede chega a quase 10 milhões de passageiros. A rede foi considerada a de maior movimento do mundo em número de passageiros anual , com 3,41 bilhões de viagens feitas em 2014.
O Metrô de Pequim possui dois operadores: O principal é a estatal Beijing Mass Transit Railway Operação Corp., que opera 15 linhas. Já o segundo é a Beijing MTR Corp. , caracterizado como empresa público-privada, por meio de uma joint venture entre a Hong Kong MTR e Beijing Capital Group , outra estatal, que administra três das linhas mais recentes (Linha 4, Daxing e Linha 14) e também está construindo Linha 16.