O extremo sul da cidade de São Paulo ganhou uma nova ciclovia com cerca de 4,5 quilômetros na Avenida Sen. Teotônio Vilela, entre a Avenida Dona Belmira Marin, nas proximidades do Terminal e Estação Grajaú e o Terminal Varginha.
No último domingo foi realizado uma cerimônia de inauguração, mas de maneira informal com os próprios ciclistas. Desta vez, a entrega da via não contou com a presença de autoridades, por conta da lei eleitoral.
De acordo com Paulo Alves, do coletivo Bike Zona Sul, a nova estrutura deve ajudar nos deslocamentos da região, além de oferecer um deslocamento mais saudável e rápido. “A estrutura será essencial para intermodalidade entre bike, ônibus e trem de maneira rápida e eficiente, visto que utilizando a linha 6003 Terminal Varginha / Terminal Grajaú pode levar cerca de 40 / 50 minutos entre espera e viagem, enquanto que de bike são apenas 20 minutos”, diz Paulo ao Via Trolebus.
De acordo ainda com Paulo, os ciclistas da região reivindicam a continuidade da ciclovia pela Avenida Sen. Teotônio Vilela, até a via para bicicletas existente na Avenida Atlântica, com cerca de 3,3 quilômetros de distância. “queremos que ela ganhe uma continuidade até a Ciclovia da Av. Atlântica, assim esse trajeto ficará consolidado”, pontua o ciclista.
Fotos: Bike Zona Sul