Os atletas da Rio 2016, que estão hospedados na Vila Olímpica e irão embarcar em voo internacionais e deixarão a cidade na próxima segunda-feira, 22, poderão realizar o despacho de suas malas no próprio local.
As empresas aéreas montarão estações de atendimento na Vila para que os atletas façam ali mesmo o check-in e o despacho das malas. O check-in terá que ser feito com até oito horas de antecedência em relação ao voo. Um passageiro comum que tente o check-in no balcão oito horas antes não consegue fazê-lo –o processo começa quatro horas antes. O governo brasileiro autorizou excepcionalmente a antecipação para distribuir melhor o fluxo de atletas rumo ao Aeroporto do Galeão.
Carros dos Correios levarão as bagagens ao aeroporto. Espera-se que na próxima segunda, o Aeroporto do Galeão tenha um pico recorde em seu movimento diário. São esperados 85 mil passageiros, mais que o dobro da media diária de 40 mil.
Os atletas passarão por uma nova área do terminal 2 do Galeão, batizada de “Píer Sul”, com mais de 100 mil metros quadrados e 26 pontes de embarque.