Que as cidades Brasileiras precisam de mais transporte sobre trilhos, todos já sabem. Dados da ANPTrilhos (Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos), revelam que as redes cresceram em um volume quase inexpressivo: apenas 1% em 2015. O índice é três vezes menor do que o construído em 2014, quando foram inaugurados 30 km de novas linhas.
Entre as novas extensões estão a Linha 1 do Metrô de Salvador, com 4 km, e o primeiro trecho do VLT da Baixada Santista, com 6,4 km, totalizando apenas 10,4 quilômetros no ano passado. Segundo ainda os dados, nosso país atingiu a marca de 1.012 km de trilhos urbanos, entre metrô, trens, VLTs e monotrilho.
Se o transporte aumentou 1%, o volume de passageiros subiu 1,7% em 2015, totalizando 2,92 bilhões usuários, contra 2,87 bilhões atendidos em 2014.
Porém houve um maior aporte em financiamento para linhas. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aumentou em 49% o volume de recursos, na ordem de R$ 7,6 bilhões para projetos metroferroviários em 2015.