Internacional

Alstom apresenta novo Metrô da Arabia Saudita

Nesta quinta-feira, 9 de Junho, a Alstom apresentou uma maquete em tamanho real do novo trem que deve operar no sistema metroviário de Riade, capital da Arábia Saudita. Serão ao todo 69 composições de dois carros, cada um deles dotados de 3 classes: A primeira, a classe única, e uma terceira intitulada “para família”.

Os trens devem operar sem condutores, e terão 100% de motorização nos vagões, possibilitando vencer rampas de até 6% de inclinação. Possuem ainda ar condicionado, assento ergonômico, iluminação LED, e um sistema de informação considerado “avançado”, pela empresa Francesa.

alstom-riade1

O material rodante está sendo produzido na Polônia. A produção começou em novembro de 2015, e os três primeiros trens devem ser entregues no próximo ano.

Ficará a cargo também da Alstom o fornecimento do sistema de Sinalização CBTC (Controle de Trens Baseado em Comunicação) além de tecnologia de fornecimento de energia.

alstom-riade4

A apresentação marcou a conclusão das obras do túnel de escavação da Linha 5, uma das três que estão sendo construídas, totalizando 64 quilômetros. A rede de metrô da capital da Arábia Saudita está sendo feita pelas principais empresas do ramo no mundo, entre elas a Bechtel, FCC, Strukton, Salini Impregilo, Larsen e Toubro e Samsung.

O sistema deve operar em integração com três linhas de BRT (Bus Rapid Transit), com 85 quilômetros de extensão. A previsão é que o transporte sobre trilhos seja entregue em 2019.

alstom-riade3 alstom-riade2

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus