Apesar do baixo crescimento da rede metroferroviária em 2015, na ordem de 1% na comparação com o ano anterior, conforme falamo neste post, em 2016 a rede sobre trilhos brasileira promete um crescimento considerável.
De acordo com o Balanço do Setor Metroferroviário de Passageiros 2015/2016, divulgado pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), levando em conta as inaugurações da Linha 4 do Metrô da cidade do Rio de Janeiro, a primeira etapa do VLT da zona portuária e central do município do Rio de Janeiro, a extensão do VLT da Baixada Santista, e a primeira fase da Linha 2 do Metrô de Salvador, juntos somam 50,2 km em novas linhas.
Apesar do número, especialistas não enxergam com otimismo. “O momento econômico do Brasil contribuiu de forma decisiva para a desaceleração da execução de obras e projetos de infraestrutura” afirma Roberta Marchesi, superintendente da ANPTrilhos.
Já as obras em andamento, parte delas caminho a passos lentos, ou correm o risco de não serem dentro de cronograma previsto. No Rio de Janeiro, os prazos para finalização da Linha estão apertados. Em São Paulo, problemas com fornecedores e empreiteiras atrasaram as construções das linhas amarelas e do monotrilho do Morumbi.