Internacional

Os bondes de dois andares de Hong Kong

Inaugurado há 110 anos, Hong Kong conta com um sistema de bonde diferente do resto do mundo: veículos de dois andares. Operado pela Veolia Transport RATP Ásia , o meio de transporte liga Shau Kei Wan e Kennedy Town, sendo o modo mais barato de locomoção na ilha.

Bonde em 1930
Bonde em 1930

Seis linhas, 120 estações e 163 veículos formam a rede de 13 quilômetros que atende a uma média de 180 mil passageiros. No horário de pico, as partidas entre os carros são de um minuto e meio. Cada bonde tem capacidade para 115 passageiros, e os veículos podem atingir uma velocidade de até 60 km/h.

Congestionamento de bonde em via exclusiva
Congestionamento de bonde em via exclusiva

Possuí sistema de bilhetagem eletrônica. Em 2015, o sistema perdeu 10% de seus usuários após a inauguração da uma nova linha metroviária, a West Island.

Shau_Kei_Wan_Tram_Terminus

Ainda sim, o bonde de dois andares compre seu papel, além de transporte, de atração turística na localidade. Recentemente a operadora iniciou a instalação de ar condicionado em parte dos veículos, como forma de atrair novos usuários.

HK_Central_Des_Voeux_Road_C_Morning_Citywalk_Sino_Group

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus