Ciclista

Empréstimos de bike cresceram 88% em SP

Após a implantação da malha cicloviária na capital paulista, cresceram também o número de bikes compartilhadas, sobretudo da convênio entre a prefeitura de São Paulo e o banco Itau, o Bikesampa.

Foram registrados aumento na ordem de 88% em um ano nos empréstimos das magrelas. “De abril de 2014 a março de 2015, foram feitos 470 mil empréstimos. No mesmo intervalo de 2015 para este ano, o número saltou para 884 mil”, de acordo com reportagem da Folha de São Paulo.

Se tomar com base o número de usuários no mesmo período, o índice é de 134%: “O saldo de usuários das laranjinhas aumentou em 360 mil, atingindo 627 mil pessoas”.

“Hoje, o uso é praticamente igual em todos os dias da semana, especialmente entre 16h e 18h”, diz Israel Leite, diretor da Serttel, empresa que opera o serviço, em entrevista ao jornal.

CPTM

Este aumento vem de encontro com a maior procura no sistema da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. “Nas linhas da CPTM, há 7.695 embarques de ciclistas por mês, 41% a mais do que há dois anos”, diz a publicação.

bicicleta-bike-cptm
Foto: Divulgação CPTM

Já o uso dos 29 bicicletários anexados à ferrovia cresceu 26% desde 2014. Só em abril deste ano, os espaços receberam 72,2 mil veículos. “Vem muito mais gente do que podemos atender. Nossos bicicletários estão abarrotados”, diz Silas Daniel Lima, gerente de Estações e Serviços da companhia.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus