Uma cidade que olha para as bicicletas como uma das soluções na mobilidade urbana, deve ter atenção com os sistemas de empréstimos das bikes. Este é o recado que o prefeito de Amsterdã, Eberhard Edzard van der Laan, passou ao prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, em encontro ocorrido nesta segunda-feira, 20 de Junho.
“Também acredito que a expansão do compartilhamento para bicicletas possa melhorar ainda mais a mobilidade urbana em Amsterdã. Um dos problemas que enfrentamos atualmente é a falta de espaços para estacionamento de bicicletas. Pensem nisso enquanto estiverem expandido as ciclovias”, disse Eberhard. Na capital holandesa, metade da população se locomove por bicicleta.
A capital paulista possuí atualmente dois sistemas de empréstimos de bicicletas, ambos em convênio entre a prefeitura e bancos, além da malha cicloviária com 414,5 quilômetros.
Em fevereiro deste ano, Haddad sancionou um projeto de lei que cria o Programa Integra Bike São Paulo, sendo uma rede de empréstimo em terminais de ônibus, estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e no Metrô. Segundo a prefeitura, o usuário poderá ter acesso ao sistema por meio do Bilhete Único, quando o programa for implantado.