Brasil

Com manutenção barata, Porto Alegre quer mais ônibus elétricos

A cidade de Porto Alegre pode ganhar novos ônibus elétricos, além dos três que operam na capital gaucha. O diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação – EPTC, Vanderlei Cappellari, diz que avalia promover uma concorrência pública para adquirir novos veículos.

“Vamos discutir junto ao prefeito a possibilidade de lançar uma licitação para a compra de mais veículos como esse. Até o momento, todos os testes indicam que isso acontecerá, pois eles têm autonomia suficiente para rodar um dia inteiro, sendo o desempenho elétrico superior aos comuns. Eles também exigem menos manutenção e têm maior durabilidade, de cerca de 15 anos”, explica.

Caso o projeto se torne realidade, os ônibus devem rodar em linhas circulares. “Após o relatório entregue pela Carris sobre a avaliação técnica, definiremos a viabilidade econômica. A intenção é iniciar o uso nas linhas circulares”, diz Vanderlei.

Já o diretor-presidente da Carris, Sérgio Zimmermann, afirma ter ficado surpreendido com os resultados dos ônibus elétricos. “Inicialmente, avaliamos o desempenho do coletivo produzido na China, que tinha sete anos de uso, e ficamos surpreendidos positivamente. Os técnicos da Carris visitaram empresas lá com até 700 veículos para ver como funcionava e isso é uma tendência mundial, pois eles não emitem poluentes”, contou Sérgio.

Com as informações de Jornal do Comercio

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus