Metrô SP

CBTC e frota P iniciam operação em agosto na Linha 5

Foto: Divulgação Metrô

A operação com passageiros dos trens da frota P na Linha 5-Lilás [Capão Redondo-Adolfo Pinheiro], assim como o novo sistema de sinalização CBTC (Controle de Trens Baseado em Comunicação) deve ocorrer em agosto. A informação foi confirmada pelo metrô em uma reunião com blogueiros e atuantes nas redes sociais. A nova tecnologia tem fabricação e instalação da Bombardier.

De acordo com a companhia, os testes entre Capão Redondo e Adolfo Pinheiro devem seguir os mesmos moldes da Linha 2-Verde, quando o trecho operava aos domingos em CBTC, e depois a funcionalidade foi levada aos sábados, e depois em dias da semana.

Atualmente o CBTC já é testado na linha, porém sem usuários, quando o trecho é fechado aos domingos.

Novos trens

Os trens da frota P foram fabricados pela Caf, e a primeira das 26 unidades compradas, foi entregue em outubro de 2013. As composições foram adquiridas para operação entre Capão Redondo e Chácara Klabin, junto com 8 trens da frota F fabricados pela Alstom entre 2001 e 2002.

Até abril deste ano pelo menos seis trens da frota P tinha testes concluídos, seis passam pelo comissionamento e 12 aguardam as baterias de checagem.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus