Foto: Divulgação Metrô
A operação com passageiros dos trens da frota P na Linha 5-Lilás [Capão Redondo-Adolfo Pinheiro], assim como o novo sistema de sinalização CBTC (Controle de Trens Baseado em Comunicação) deve ocorrer em agosto. A informação foi confirmada pelo metrô em uma reunião com blogueiros e atuantes nas redes sociais. A nova tecnologia tem fabricação e instalação da Bombardier.
De acordo com a companhia, os testes entre Capão Redondo e Adolfo Pinheiro devem seguir os mesmos moldes da Linha 2-Verde, quando o trecho operava aos domingos em CBTC, e depois a funcionalidade foi levada aos sábados, e depois em dias da semana.
Atualmente o CBTC já é testado na linha, porém sem usuários, quando o trecho é fechado aos domingos.
Novos trens
Os trens da frota P foram fabricados pela Caf, e a primeira das 26 unidades compradas, foi entregue em outubro de 2013. As composições foram adquiridas para operação entre Capão Redondo e Chácara Klabin, junto com 8 trens da frota F fabricados pela Alstom entre 2001 e 2002.
Até abril deste ano pelo menos seis trens da frota P tinha testes concluídos, seis passam pelo comissionamento e 12 aguardam as baterias de checagem.