O passageiro que usa o transporte sobre trilhos na Região Metropolitana de Maceió deverá esperar mais tempo pelas composições. Uma determinação da Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU, que passa a valer na segunda-feira, 16 de maio, faz com que sejam reduzidos as viagens diárias de trens e VLTs.
O motivo, de acordo com a Superintendência de Trens Urbanos de Maceió, é a redução de custos. Portanto, a capital alagoana passa a ter de 24 viagens diárias para 16.
Por meio de um comunicado à imprensa, a CBTU afirma que realocou partidas afim de que os transtornos no atendimento nos horários de pico sejam o menor possível.
A medida visa economizar combustível, redução do desgaste natural do material rodante, na manutenção preventiva e corretiva, além das horas extras de trabalhadores.
O Sistema de Trens Urbanos de Maceió é operado por composições a diesel em apenas uma linha ferroviária com 32 km de extensão, atendendo a 3 municípios, Maceió, Satuba e Rio Largo. Transporta cerca de 11 mil passageiros/dia.