Monotrilho

Governo Federal nega empréstimo para Linha 18

Com já quase 2 anos de atraso, desde a assinatura dos contratos com a futura concessionária da linha 18-Bronze, o Governo Federal negou um empréstimo solicitado pelo Governo do Estado de São Paulo para as desapropriações previstas para a construção da linha de monotrilho.

De acordo com o Ministério do Planejamento, na oportunidade, a Secretaria do Tesouro Nacional solicitou a retirada da pauta após classificar a capacidade de pagamento do Estado na categoria ‘C’, considerada “insuficiente para a obtenção da garantia da União na contratação de operação de financiamento externo”. Essa avaliação determina se o ente público possui capacidade financeira para arcar com o pedido de se endividar e o posterior pagamento do passivo.

Já o Governo do Estado afirma que possui margem para adquirir novos empréstimos. A Secretaria dos Transportes Metropolitanos de São Paulo diz que desconhece o motivo para não autorização do pedido e que a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo está em tratativas com o União para equacionar a questão.

A linha 18, que será por monotrilho, ligará a estação Tamanduateí, da linha 2-Verde ao ABC Paulista.

Com as informações de Diário do Grande ABC

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus