Internacional

Alstom apresenta novo trem do Metrô de Paris

Em Janeiro de 2015 a Régie Autonome des Transports Parisiens – RATP, empresa responsável pelos transportes públicos em Paris, e a Alstom fecharam parceria para fornecimento de até 217 trens de oito carros, com valor estimado em € 2 bilhões de euros.

Nesta semana, a fabricante apresentou seu projeto do trem MP14 com pneus, sendo que 35 composições serão usados a partir de 2019 na Linha 14, para aumentar a capacidade, e substituir antigos trens de seis carros. O novo material rodante vai também cobrir uma nova extensão ao norte da linha. São esperados ainda encomendas para as linhas 4, 11 e mais trens para a 14, dentro deste lote de 217 unidades.

altom-metro-paris3

Em um comunicado, a Alstom ressalta os “contornos aerodinâmicos” do projeto e a consistência visual do trem com as portas de plataforma das estações. Para o salão de passageiros, a nova composição contará com iluminação LED e ar condicionado.

Cada carro terá seis assentos para passageiros com mobilidade reduzida e dois espaços para cadeiras de rodas. Os trens devem operar de forma automática, sem a presença de condutores, e terão sistema de frenagem regenerativa totalmente elétrica, permitindo economia de 20% em gasto de energia.

altom-metro-paris2

altom-metro-paris4

O Metrô de Paris possui 16 linhas, incluindo ramais, em 213 quilômetros de extensão.

altom-metro-paris1

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus