Ciclista

Usuários do transporte terão gratuidade à bikes em Pernambuco

O Estado do Pernambuco deve licitar um novo sistema de compartilhamento de bicicletas. O atual, a cargo da Serttel/Samba – com apoio do Itaú Unibanco, deve ter seu contrato finalizado no mês de maio. Junto com a nova licitação, a gratuidade das bikes para usuários do Cartão Vem deve ser estendidas para todos os cadastrados.

O novo edital deve prever no mínimo de 80 estações (número atual), porém o poder público deve privilegiar a empresas ou consórcios que pretenderem ampliar o serviço.

“Pediremos o mínimo de 80 estações (contando as 70 atuais e 10 do Porto Digital), mas se alguém oferecer um número maior, ganha. Assim, poderemos expandir”, diz a coordenadora do Escritório da Bicicleta de Pernambuco, Rosaly Almeida, ao jornal JC online.

O serviço de bike compartilhadas funciona em Recife, Olinda e Jaboatão. Aproximadamente 450 mil trabalhadores utilizam o cartão no deslocamento casa/trabalho, no Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife.

O usuário comum que não possui o cartão do transporte público, pode se cadastrar no site www.bikepe.com e comprar um passe mensal de R$ 10. O passe diário custa R$ 5 via aplicativo ou telefone.

 

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus