Tecnologia

Porto Alegre testa ônibus elétrico da BYD

Foto: João Paulo Magalhães/Divulgação PMPA

Porto Alegre deve testar mais um modelo de ônibus elétrico de fabricação chinesa, nas linhas circulares C1, C2 e C3 da empresa Carris, que operam no centro da capital.

O veículo é de fabricação da empresa BYD (Build Your Dream) e sua tração se dá por meio de baterias. A recarga é feita na garagem quando o ônibus esta fora de operação.

A empresa possuí instalações em Campinas, e veículos semelhantes rodam ou rodaram em São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Palmas e Sorocaba.

Ônibus da BYD em testes com passageiros em São Paulo | Foto de Marcos Elias
Ônibus da BYD em testes com passageiros em São Paulo | Foto de Marcos Elias

Este tipo de veículo foi vendido em massa na China. Foram 27.000 aquisições em 2014, representando um crescimento de 160,3% em relação ao ano anterior. Já no primeiro semestre de 2015 foram vendidos aproximadamente 20.000 veículos. Espera-se que até 2020, o país atinga a marca de 300.000 ônibus elétricos.

Atualmente o governo chinês subsidia o transporte por ônibus movidos à diesel e diesel-elétrico. Entre as empresas que disputam o mercado chinês estão a Yutong Bus, Xiamen King Long Grupo Motor, Nanjing Golden Dragon Bus, Zhongtong Bus, além da própria BYD.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Anúncios