Foto: João Paulo Magalhães/Divulgação PMPA
Porto Alegre deve testar mais um modelo de ônibus elétrico de fabricação chinesa, nas linhas circulares C1, C2 e C3 da empresa Carris, que operam no centro da capital.
O veículo é de fabricação da empresa BYD (Build Your Dream) e sua tração se dá por meio de baterias. A recarga é feita na garagem quando o ônibus esta fora de operação.
A empresa possuí instalações em Campinas, e veículos semelhantes rodam ou rodaram em São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Palmas e Sorocaba.
Este tipo de veículo foi vendido em massa na China. Foram 27.000 aquisições em 2014, representando um crescimento de 160,3% em relação ao ano anterior. Já no primeiro semestre de 2015 foram vendidos aproximadamente 20.000 veículos. Espera-se que até 2020, o país atinga a marca de 300.000 ônibus elétricos.
Atualmente o governo chinês subsidia o transporte por ônibus movidos à diesel e diesel-elétrico. Entre as empresas que disputam o mercado chinês estão a Yutong Bus, Xiamen King Long Grupo Motor, Nanjing Golden Dragon Bus, Zhongtong Bus, além da própria BYD.