Eleger um modal de transporte como solução definitiva, pode ser um equivoco. Por outro lado, sistemas de média capacidade podem atender a demanda em um determinado período.
A capital da Colômbia, conhecida mundialmente por seu sistema de corredor de ônibus do tipo BRT (Bus Rapid Transit), pode ter seu primeiro sistema de Metrô.
A informação foi confirmada pelo atual prefeito de Bogotá, Enrique Peñalosa, que estima o início das operações em 2020, de acordo com entrevista à rádio Caracol.
Peñalosa diz ainda que a possibilidade mais provável é que o sistema seja por meio de uma via elevada. “Uma das vantagens de metro elevado é a construção mais rápida”. O prefeito ainda afirma que a contratação de obras pode ser feita em 2017 e que as construções estarão prontas em três anos.
A primeira linha de capital colombiana deve ligar o centro ao sudoeste da cidade, com 15 km de extensão, e contará com recursos da cidade e do governo federal.
Investimento no transporte público
O colombiano foi prefeito de Bogotá entre 1998 e 2001, sendo responsável por politicas públicas que contribuíram para a mobilidade urbana. Foi justamente na gestão dele que nasceu o sistema de BRT intitulado “Transmilenio”, além do incentivo às bicicletas e melhorias para os pedestres.
“Uma boa cidade não é aquela em que até os pobres andam de carro, mas aquela em que até os ricos usam transporte público. Cidades assim não são uma ilusão hippie. Elas já existem” – Enrique Peñalosa
Mobilidade e Política
O debate sobre mobilidade nos últimos tempos anda ao lado da polarização política em nosso país. Na contramão dos que atribuem políticas pró mobilidade à ideologia de esquerda, Peñalosa faz parte de uma partido voltado ao pensamento de centro-direita.
Porém, sua ideologia partidária não o poupou de receber críticas por medidas que tiraram privilégios de quem se deslocava por automóvel
“Eu fui quase deposto por remover as áreas das ruas que a elite da cidade se apropriou ilegalmente para usar como estacionamento”, disse o prefeito em um comunicado.