Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
O Viaduto Santo Amaro, na Zona Sul de São Paulo, deve ser aberto parcialmente nesta quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016 . Apenas a estrutura que abriga a pista bairro-centro será liberada e o acesso será restrito aos ônibus. Pelo local circulam 25 linhas, que correspondem a uma importante ligação da Zona Sul com o centro da capital.
“Duas pistas dessa estrutura que era usada para o sentido bairro-centro farão o binário dos ônibus. Eles vão circular só nessa estrutura, e a outra fica aguardando o monitoramento. Já está sendo feita a sinalização para os ônibus utilizarem. Tirando-os da parte de baixo, já alivia bastante o trânsito na região”, afirmou o prefeito Fernando Haddad.
Haddad disse ainda que esta afastada a possibilidade de demolição do viaduto, que sofreu abalos após um caminhão bater sob a estrutura e causar um incêndio. “Estamos saindo de uma situação em que a demolição era provável. Com isso, estamos economizando alguma coisa em torno de R$ 40 milhões, que é o que seria gasto para refazer o viaduto se ele fosse implodido. E uma obra que levaria, pelo menos, seis meses já vai estar sendo 33% liberada hoje à noite. São seis pistas, e estamos liberando duas”, afirmou Haddad.
A prefeitura não dá prazos para obras de recuperação da via, e a administração municipal irá acionar judicialmente o culpado para o ressarcimento aos cofres municipais.