Reportagens Especiais

São Francisco – A capital americana das bikes

Estive em São Francisco de férias e, por onde você olha elas estão presentes. Há ciclofaixas espalhadas por toda a cidade. Os ônibus e os trólebus possuem compartimento para magrelas na frente do veículo. E a cidade não é plana!

As ciclovias da cidade são diferentes das que estamos acostumadas a ver, por exemplo, em São Paulo. Elas não ficam na faixa ao lado da calçada. As vagas de estacionamento continuam intactas e ao lado, entre a vaga e a rua, estão as vias para as bicicletas. Na minha opinião isso exige mais atenção tanto do ciclista como dos motoristas. Um motorista distraído que estacionou o carro pode acertar o ciclista quando abrir a porta do carro.

ciclovia-sao-francisco-caio-lobo4
Ciclovia instalada ao lado de vagas de estacionamento – Foto: Caio Lobo

Andando pela Market Street, uma das principais ruas de São Francisco, encontrei um totem similar aos que existem em São Paulo, que marca a contagem das bikes que passam por ali. A cidade conta também com uma rede de pontos de empréstimos de bicicletas.

Contador de ciclistas
Contador de ciclistas e ao fundo, estação de bikes compartilhadas – Foto: Caio Lobo

Um passeio legal de se fazer de bike é atravessar a ponte Golden Gate e, depois, continuar pedalando até Sausalito, um vilarejo muito bonito. Muitos ciclistas fazem esse percurso, de aproximadamente 7 quilômetros. A ponte tem um lado exclusivo para os que pedalam e outro para pedestres. Caso esteja cansado para voltar pedalando, em Sausalito há balsas que levam de volta a São Francisco.

ciclovia-sao-francisco

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Anúncios