Ciclista

“Quem apostou contra, até aqui perdeu”, diz Haddad sobre politicas de mobilidade

O Prefeito da cidade de São Paulo, Fernando Haddad, concedeu entrevista a rádio Estadão durante a manhã desta segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016. Questionado sobre politicas públicas relacionadas a mobilidade urbana, sobretudo em faixas de ônibus e ciclovias, e questionamentos de membros do Ministério Público, o prefeito disse que “quem apostou contra, até aqui perdeu”.

Haddad se referiu a um novo questionamento do Ministério Público Estadual relacionado a obras de ciclovias nos bairros do Jaguaré e no Ibirapuera. A ação diz haver suspeita de improbidade administrativa na contratação da empresa que executou as obras. “Vão ter muitas [ações judiciais] ainda. Não posso impedir de uma pessoa de entrar com uma ação”, comentou o prefeito.

Em relação a esta e aos outros questionamentos, Haddad disse que todas as ações foram vencidas pela prefeitura, por conta de estudos tecnicos foram levados ao juizes.

Em outubro um recurso do MP contra uma decisão de Julho que deu respaldo a implantação de ciclovias, o desembargador Marcos Pimentel Tamassia diz que “não há como se entender como leviana ou ilegal a opção do governo municipal pela implantação dos 400 km de ciclovias”.

O prefeito de São Paulo disse ainda que foi o mesmo promotor que entrou com ação que a prefeitura não poderia aplicar dinheiro em multa no transporte público.

Qualidade das ciclovias

Questionado sobre a qualidade das ciclovias, com o apontamento de buracos e desnível, Haddad disse existe um conselho de transporte e trânsito com a presença de ciclistas da capital, que apontam problemas, e que na sequência são corrigidos, nas palavras do prefeito.

O prefeito lembra que desde o processo de implantação das ciclofaixas, houve um aumento de 66% no número de ciclistas, com queda no número de acidentes.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus