Metrô Rio

Paes propõe corredor de ônibus caso Linha 4 atrase

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, se comunicou com os organizadores das olimpíadas, e propôs um corredor de ônibus temporário, por conta de possíveis atrasos na entrega da Linha 4 do Metrô. A informação é do jornal “O Globo”.

De acordo com a publicação, o principal entrave foi a demora na liberação de recursos por parte da União no que diz respeito a um novo financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em R$ 1,3 bilhão.

“Nas últimas semanas, estive tentando descobrir o que realmente está acontecendo na construção da Linha 4 do metrô. Prazos e cronogramas… Ouvi de algumas pessoas que o projeto está com nível elevado de risco. Tudo que posso dizer é que a informação não está clara (…). O secretário municipal (de Transportes) Rafael Picciani já preparou uma alternativa, e penso que precisamos começar a estudá- la agora e submetê- la à avaliação do Comitê Olímpico Internacional”, disse Paes no tal e-mail confidencial revelado pelo jornal, a Phillip Bovy, principal consultor do Comitê Olímpico Internacional (COI) para transportes.

O e mail gerou mal estar entre a prefeitura e o Estado, este último responsável pelas obras. Paes disse em entrevista a imprensa que trata-se apenas de um plano B.

Testes

O secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osorio, disse que a partir de março haverá testes com os trens da Linha 4, porém sem passageiros, entre as estações General Osório e Nossa Senhora da Paz, em Ipanema.

“Fizemos ajustes no cronograma. Os testes com trens ainda não começaram. Mas já iniciamos as simulações operacionais de energização dos trilhos e a sinalização das vias” — disse Osorio. O titular da pasta diz que trabalha para iniciar a operação da linha 4 em Agosto, a tempo dos jogos olímpicos.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus