Aviação

Estados Unidos e Cuba retomam voos comerciais

Cuba e Estados Unidos devem voltar a serem interligados por meio de voos comerciais. Nesta terça-feira (16) os países assinaram um acordo que incluí rotas regulares diretas a partir do último trimestre deste ano. O acordo põe fim a uma restrição aeroviária de 50 anos entre as duas nações.

Serão diariamente 110 voos de ida e volta entre o país de Fidel Castro e a terra do tio sam, sendo que 20 deles com destino a Havana e outros 10 para cada um dos outros nove aeroportos existentes em Cuba. Atualmente a conexão aérea entre as duas localidades se da por meio de aviões fretados.

Um processo de licitação será aberto para que as companhias aéreas americanas possam participar. A estatal Cubana de Aviación estará de fora da disputa devido a litígios nos Estados Unidos.

A medida deve ajudar o turismo da ilha, já que é uma das maiores fontes de renda do país. Estima-se que 160 mil turistas norte-americanos visitaram Cuba em 2015.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus