Inaugurada em 2009, a Linha 9 do Metrô de Barcelona ganhou 15 novas estações, e agora detém o título de linha mais longa automatizada da Europa. A ligação metroviária foi projetada de maneira transversal com o objetivo de promover a ligação das linhas verticais e liga o aeroporto e bairros distantes do centro.
Agora são 20 km que vão permitir que passageiros viagem da Universidade de Barcelona a Barcelona-El Prat em um pouco mais de meia hora. A operação segue em testes com passageiros.
A operadora da Linha 9, a Transportes Metropolitanos de Barcelona (TMB), disse em um comunicado que a L9 Sul irá operar no “mais alto grau de automação”. Estima-se 23 milhões de viagens anuais sejam realizadas.
O Metrô de Barcelona possuí 11 linhas, e transportou em 2014, 416 milhões de passageiros. Possui 143 quilômetros e 180 estações. É operado por duas empresas estatais, sendo uma delas a TMB através do “Ferrocarril Metropolitano de Barcelona” e a “Ferrocarrils de la Generalitat de Catalunya”, que pertence à “Generalitat de Catalunya”.