Internacional

Empresa lança linha de ônibus entre Rio de Janeiro e Lima

Em 2014 nós divulgamos um texto com a maior linha de ônibus rodoviário do mundo, entre São Paulo e Lima, no Peru, com quase 6 mil quilômetros. (relembre aqui)

A novidade é que a empresa Expresso Internacional Ormeño S.A. lançou uma nova rota para os aventureiros do Rio de Janeiro, e os ônibus ligam agora o Oceano Atlântico ao Pacifico. Desde o ultimo domingo, 24, a linha Rio-Lima opera, com percurso de 6.035 km e duração de viagem de cinco dias.

A empresa possui outros destinos internacionais que partem de Lima em direção a Mendoza (Argentina), Santiago (Chile), Guayaquil e Quito (Equador), Cali, Medellín, Cartagena, Santa Marta, Cúcuta e Bogotá (Colômbia), Caracas (Venezuela), La Paz (Bolívia).

Sobre a linha Rio-Lima, os ônibus atendem as cidades de Ica, Nazca, Abancay, Cuzco (na região do santuário inca de Machu Picchu), Puerto Maldonado e Iñapari, todas no Peru. No Brasil, há paradas em Assis Brasil, próximo à fronteira peruana, Rio Branco, Porto Velho, Cuiabá e Campo Grande.

Parte do roteiro corta a Amazônia peruana e a Cordilheira dos Andes, com curvas fechadas e muitas subidas, tendo ao lado a visão de despenhadeiros de mais de 100 metros de profundidade. Na Cordilheira dos Andes, o ônibus chega a altitude de 4.725 metros, com velocidade média de 30 km/h.

cordilheira

Neste trecho, passageiros brasileiros, desacostumados com este tipo de viagem, podem sentir tonturas, náuseas e vontade de vomitar por conta das curvas.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus