A polêmica do aplicativo Uber parece que não vai ficar apenas aos adeptos da funcionalidade e os taxitas. A empresa acaba de lançar no Estados Unidos, na cidade de Seattle, uma versão do app para concorrer com linhas de ônibus.
O usuário que usa a ferramenta, deve enviar uma solicitação para o aplicativo, este que por sua vez avisa o motorista. O passageiro se dirige até o ponto estabelecido no app. O desembarque deve ser feito em locais determinados.
A Uber informou que, ao solicitar uma corrida, o passageiro vai estar conectado ao motorista e com outros passageiros que vão viajar para a mesma região. Serão inicialmente três linhas pré-determinadas. A tarifa deve ser mais cara que a passagem do ônibus, porém mais barata que os táxis.
Polêmica
O aplicativo foi pivô de muita confusão em várias cidades do mundo, inclusive no Brasil. De um lado taxistas temem perder clientela, e de outro os usuários, que lembram da livre concorrência e dos baixos preços.
O poder público leva em consideração de que um transporte sem regulamentação pode trazer prejuízos à cidade. Em uma de suas entrevistas, o prefeito de São Paulo Fernando Haddad, afirmou que novas tecnologias são bem vindas, mas que é preciso uma regulação nestes meios. Haddad lembra que no passado a cidade se deparou com transportes irregulares, que acabaram sendo uma experiência não muito boa para os moradores, se referindo a época das lotações e peruas clandestinas.