A empresa Siemens e a Stadler venceram licitação para o fornecimento de composições para o sistema de trens rápidos de da capital Alemã, denominada S-Bahn-Berlin. Serão ao todo 1.380 carros, representando 106 composições: 85 unidades de quatro carros e 21 unidades de dois carros.
Os primeiros 10 comboios devem entrar em serviço em 2020, e os restantes até 2023. Os novos trens serão utilizados nas linhas de Ringbahn, incluindo a S41 e S42, e também em linhas de alimentação do sudeste, denominadas S47, S46 e S8.
A Siemens ainda deverá promover melhorias no sistemas de fornecimento de energia, além de sistemas de informação aos passageiros. Os novos trens, que serão fabricados em Berlim, contarão com ar condicionado.
Operação
A S-Bahn opera 15 linhas com intervalos em média de 20 minutos, exceto nos horários de pico (10 minutos) ou entre uma a quatro horas (30 minutos dependendo da linha e dia da semana). A maioria das estações estão integradas com o sistema de Metrô, formando a espinha dorsal do sistema de transporte rápido da capital Alemã.
O sistema metroviário é denominado U-Bahn, em sua maioria subterrâneo, enquanto os trens do S-Bahn na maioria percorrem seus trajetos em superfície. Enquanto as linhas do U-Bahn se limitam à cidade de Berlim, o S-Bahn cruza as fronteiras da cidade, chegando a cidades próximas. Uma espécie de CPTM de São Paulo ou SuperVia do Rio de Janeiro.
O sistema S-Bahn é operado pela GmbH de Berlim, uma empresa subsidiada pela Deutsche Bahn. Possui uma extensão de 330 quilômetros e 170 estações.